Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seminário de Corredores Hidroviários

Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2014, 14h33 | Última atualização em Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 15h46

Seminário de Corredores Hidroviários

O Seminário "A Hidrovias Paraná-Tietê, o Desenvolvimento Regional e o PAC 2", organizado pela Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes, do Ministério dos Transportes, dia 27 de abril de 2010, em Brasília, teve como objetivo identificar os principais fluxos de carga na Hidrovia Paraná-Tietê, debater sobre os ganhos econômicos com a utilização da hidrovia, e analisar as perspectivas do desenvolvimento regional e a hidrovia em cenários futuros.

O evento fez parte do ciclo de seminários patrocinado pelo Ministério dos Transportes, na sequência da aprovação governamental do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2 para os projetos hidroviários. A estratégia adotada pelos atores envolvidos no setor hidroviário teve como objetivo promover a hidrovia não apenas como instrumento logístico, por meio do desenvolvimento da multimodalidade e de um maior equilíbrio da matriz de transportes brasileira. Esse ciclo também propôs a valorização da questão ambiental, destacando os benefícios deste modal, como a forte redução de emissões gases tóxicos e o descongestionamento de rodovias e vias urbanas.

O secretário de Política Nacional de Transportes, à época, Marcelo Perrupato, fez a abertura do Seminário, que contou com a participação do diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes DNIT, Luiz Antônio Pagot, do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ, Tiago Pereira Lima, entre outros.

Também proferiram palestras representantes da Capitania dos Portos da Hidrovia Paraná Tietê, da Transpetro, Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, MRS Logística, Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo, Administração da Hidrovia do Paraná-ARHANA, Secretaria Especial de Portos, Confederação Nacional da Agricultura e do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.

Acompanhe, nos links abaixo, as apresentações dos nove seminários realizados, no meses de abril, maio e junho.

Seminário Cachoeira do Sul - Brasília - (77,6 MB)

Seminário Hidrovia do MERCOSUL - Paraná Tietê (RS) - (165 MB)

Seminário Hidrovia do MERCOSUL - São Lourenço do Sul - (100 MB)

Seminário Hidrovia do Rio Madeira (RO) - ( 93,4 MB)

Seminário Hidrovia do São Francisco - Pirapora (MG) - (45,5 MB)

Seminário Hidrovia do São Francisco - Sobradinho (BA) - ( 61,2 MB)

Seminário Sobre o Transporte Fluvial e Lacustre Brasil-Uruguai (FIERGS) - ( 56,9 MB)

Seminário da Hidrovia do Paraguai - Corumbá (Corumbá - MS) - (46,2 MB)

Seminário Hidrovia do Rio Tocantins - Marabá (Marabá - PA) - ( 171 MB)

 

Fim do conteúdo da página