Portal do Governo Brasileiro

Quem é o passageiro
da aviação brasileira?

Quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas têm entre 31 e 45 anos, e viajam em sua maioria a trabalho ou a estudo. Do total, 74,3% compram a passagem com menos de 30 dias de antecedência e, quando não viajam de avião, 58,3% dos passageiros realizam o trajeto de carro. No Nordeste, o maior motivo de viagem é o lazer. Já no Norte é trabalho/estudo. Outro dado curioso é que na região Sul, menos pessoas fazem compras no aeroporto. Veja mais dados sobre o perfil dos passageiros dos voos domésticos:

Metodologia
X

Metodologia - para entender melhor

Durante 2014, 250 pesquisadores do Instituto Olhar viajaram aos 65 aeroportos que movimentam 98% dos passageiros no país para desvendar o perfil de quem viaja de avião no Brasil. Eles ouviram 150 mil pessoas. Cada uma delas respondeu a 70 perguntas. Assim, a Secretaria de Aviação montou um banco de dados com 10,5 milhões de respostas para complementar o sistema de informações da Aviação. São as informações desse sistema que permitem a Secretaria desenvolver estratégias de políticas públicas bem embasadas e direcionadas. Por isso mesmo a pesquisa será repetida a cada cinco anos.

Para produzir um retrato fiel dos hábitos dos brasileiros, foram escolhidos quatro períodos que refletissem a sazonalidade típica das viagens aéreas – férias, de dezembro e janeiro; negócios, março a abril; e maio e agosto, meses mais próximos da normalidade do dia a dia das pessoas.

Os pesquisadores escolheram passageiros de diferentes perfis, como gênero e faixa etária, e evitaram entrevistar mais de uma pessoa em um mesmo grupo, para que as respostas de uns não influenciassem as de outros.

A pesquisa também estabeleceu uma meta de questionários válidos a serem aplicados em cada aeroporto para expandir o resultado das entrevistas de tal forma que se pudesse conhecer fielmente o universo dos passageiros do Brasil que Voa.

Voltar ao topo