Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 12h23 |
Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 17h52
MÃE
Mãe é um substantivo feminino, do latim mater, sinônimo de: madre, causa, fonte, motivo, origem, razão; aquela que gerou, deu à luz ou criou um ou mais filhos. Mas também podemos dizer que mãe é um ser repleto de força, superwoman, alguém capaz de conciliar a responsabilidade pela criação dos filhos com o trabalho fora de casa.
Ser mãe é sentir-se em um estado de plenitude da felicidade, ainda que acompanhada das responsabilidades de ensinar os filhos a viver, ou a sobreviver. Especialmente na situação imposta pelo novo coronavírus.
No mês escolhido para homenagear essas mulheres, os olhares necessitam compreender o turbilhão de sentimentos aflorados pela angústia e pelo medo no enfrentamento a pandemia. Por mais que os desafios ocasionados pela quarentena atinjam a todos, as mães, em especial, merecem apoio extra pelo temor de perder aqueles que lhe são mais importantes, “os filhos”.
Entender a importância desse apoio é a nossa maior ou mesmo a melhor homenagem. E assim compreender o significado das emoções vivenciadas pelas mães. Porque são essas emoções que permitem vencer o sentimento de impotência diante desse vírus. Em outras palavras, o que mais queremos dizer a todas as mães do mundo no dia delas é: “Vocês não estão sozinhas nessa batalha!”.