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Aeroportos Concedidos

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2016, 15h52 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h13

Acesse abaixo as informações das seis concessões já realizadas pelo governo federal para os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Confins (MG).

Informações / Information: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. BARRA CONCEDIDOS

 


1. Brasília - DF

Aeroporto Internacional Presidente
Juscelino Kubitschek - Brasília/DF
Leilão: 07 de fevereiro de 2012
Início da eficácia da concessão: 23 de julho de 2012
Prazo de concessão: 25 anos
Outorga mínima: R$ 582 milhões
Lance vencedor: R$ 4,5 bilhões (Ágio: 673,37%)
Concessionária: Infraero (49%) e Inframérica (51%)¹ – 50% Infravix Participações
(Engevix) e 50% Corporación América (Argentina)
Investimento total previsto: R$ 2,8 bilhões
Investimentos realizados (mar/2015): R$ 1,3 bilhão
Contribuição variável anual ao FNAC: 2% da receita bruta/ano
Principais obras obrigatórias da primeira etapa:
• Terminal para 7 milhões de passageiros/ano
• Pátio para 24 aeronaves
• Estacionamento com 2.240 vagas
Obras entregues (julho de 2013 e maio de 2014):
• Terminal para 21 milhões de passageiros/ano
• Posições para 70 aeronaves (29 pontes de embarque e 41 posições remotas)
• Estacionamento com 2.240 vagas
Movimentação
2014 – 18,1 milhões de passageiros
Estimativa para o final da concessão (2037): 50,7 milhões de passageiros
¹ No dia 06 de maio de 2015, a Engevix anunciou a venda dos seus 25,50% de participação no aeroporto à
Corporación América. O contrato de venda ainda passará pela revisão e aprovação da ANAC e CADE.
Site: http://www.bsb.aero/br 

2. Confins-MG

Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins/MG
Leilão: 22 de novembro de 2013
Início da eficácia da concessão: 07 de maio de 2014
Prazo de concessão: 30 anos • Outorga mínima: R$ 1,096 bilhão
Lance vencedor: R$ 1,8 bilhão (Ágio: 66%)
Concessionária: Infraero (49%) e BH Airport (51%) – 75% CCR (Camargo Correa e Andrade Gutierrez) e 25% Zurique Airport
Investimento total previsto: R$ 3,5 bilhões
Investimentos realizados (mar/2015): R$ 21 milhões
Contribuição variável anual ao FNAC: 5% da receita bruta/ano
Principais obras obrigatórias:
• Ampliação do terminal de passageiros com 14 pontes de embarque adicionais
• Pátio para 44 aeronaves (37 para Código C e 7 para Código E)
• Construção de nova pista de pouso/decolagem com 2.500 metros (até 31 dezembro de 2020)

Por estar em fase de adequação das infraestruturas, as principais obras como pátio e terminal e passageiros serão entregues até 30 de abril 2016, conforme previsto no Contrato de Concessão.
Movimentação
2014 – 10,8 milhões de passageiros
Estimativa para o final da concessão (2044): 43,3 milhões de passageiros
Site: http://www.bh-airport.com.br

 

3. Galeão- RJ

Aeroporto Internacional Antônio Carlos
Jobim/Galeão - Rio de Janeiro/RJ
• Leilão
: 22 de novembro de 2013
Início da eficácia da concessão: 07 de maio de 2014
Prazo de concessão: 25 anos
Outorga mínima: R$ 4,8 bilhões
Lance vencedor: R$ 19 bilhões (Ágio: 294%)
Concessionária: Infraero (49%) e Rio Galeão (51%) – 60% Odebrecht e 40% Changi (Singapura)
Investimento total previsto: R$ 5,6 bilhões
Investimentos realizados (jun/2015): R$ 918 milhões
Contribuição variável anual ao FNAC: 5% da receita bruta/ano
Principais obras obrigatórias:
• Novas instalações de embarque/desembarque de passageiros (26 pontes adicionais)
• Pátio para 97 aeronaves (73 para Código C e 24 para Código E)
• Estacionamento com 1.850 vagas (até dezembro de 2015)
• Construção da terceira pista de pouso/decolagem, quando a demanda atingir 215,1mil movimentos anuais

Por estar em fase de adequação das infraestruturas, as principais obras como pátio e terminal de passageiros serão entregues até 30 de abril 2016, conforme previsto no Contrato de Concessão.
Movimentação
2014 – 17,3 milhões de passageiros
Estimativa para o final da concessão (2039): 60,4 milhões de passageiros
Site: http://www.riogaleao.com

4. Guarulhos -SP

Aeroporto Internacional Governador
André Franco Montoro - Guarulhos/SP
Leilão: 07 de fevereiro de 2012
Início da eficácia da concessão: 11 de julho de 2012
Prazo de concessão: 20 anos
Outorga mínima: R$ 3,4 bilhões
Lance vencedor: R$ 16,2 bilhões (Ágio: 373,51%)
Concessionária: Infraero (49%) e GRU Airport (51%) – 90% Invepar (Previ, Petros, Funcef e OAS) e 10% Airport Company South Africa (ACSA)
Investimento total previsto: R$ 4,7 bilhões
Investimentos realizados (mar/2015): R$ 3,3 bilhões
Contribuição variável anual ao FNAC: 10% da receita bruta/ano
Principais obras obrigatórias da primeira etapa:
• Terminal para atender 10,5 milhões de passageiros/ano
• Pátio para 32 aeronaves
• Estacionamento com 2.200 vagas
Obras entregues:
• Terminal (3) para 12 milhões de passageiros/ano
• 20 novas pontes de embarque e Pátio para 34 aeronaves
• Edifício garagem com 2.644 vagas e 1.400 outras vagas
Movimentação
2014 – 39,5 milhões de passageiros
Estimativa para o final da concessão (2032): 53,8 milhões de passageiros
Site: http://www.gru.com.br

5. Natal -RN

Aeroporto Internacional Aluízio Alves
São Gonçalo do Amarante/RN
Leilão: 22 de agosto de 2011
Início da eficácia da concessão: 24 de janeiro de 2012
Início da operação: 31 de maio de 2014¹
Prazo de concessão: 28 anos
Outorga mínima: R$ 51,7 milhões
Lance vencedor: R$ 170 milhões (Ágio: 228,82%)
Concessionária: Inframérica (100%)² – 50% Infravix ; Participações (Engevix)
e 50% Corporación América (Argentina)
Investimento total previsto: R$ 610 milhões
Investimentos realizados (mar/2015): R$ 590 milhões
Principais obras obrigatórias:
• Terminal para 6 milhões de passageiros/ano
• Oito pontes de embarque/desembarque
• Pátio para 8 aeronaves (+10 posições remotas)
• Estacionamento para atender à demanda
Obras entregues (maio de 2014):
• Terminal para 8 milhões de passageiros/ano
• Oito pontes de embarque/desembarque
• Pátio para 8 aeronaves (+10 posições remotas)
• Estacionamento com 860 vagas
Movimentação
 2014: 2,5 milhões de passageiros
 Ao final da concessão (2040): 11,4 milhões de passageiros

6. Viracopos -SP

Aeroporto Internacional Viracopos
Campinas/SP
Leilão: 07 de fevereiro de 2012
Início da eficácia da concessão: 11 de julho de 2012
Prazo de concessão: 30 anos
Outorga mínima: R$ 1,4 bilhões
Lance vencedor: R$ 3,82 bilhões (Ágio: 159,76%)
Concessionária: Infraero (49%) e Aeroportos Brasil (51%) – 45% Triunfo Participações e
Investimentos, 45% UTC Participações (Constran) e 10% Egis Airport Operation (França)
Investimento total previsto: R$ 8,7 bilhões
Investimentos realizados (mar/2015): R$ 2,9 bilhões
Contribuição variável anual ao FNAC: 5% da receita bruta/ano
Principais obras obrigatórias:
• Terminal para 12 milhões de passageiros/ano
• Pátio para 35 aeronaves (+10 posições remotas)
• Estacionamento com 4.500 vagas
• Construção da segunda pista de pouso/decolagem, quando a demanda atingir 178 mil movimentos anuais
Obras entregues (maio e julho de 2014):
• Pátio para 72 aeronaves
• 28 pontes de embarque
• Edifício garagem com 4.000 vagas
• Obras em andamento:
• Novo terminal para atender 22 milhões de passageiros/ano (95% concluído)
Movimentação
2014 – 9,8 milhões de passageiros
Estimativa para o final da concessão (2042): 89,9 milhões de passageiros
Site: http://www.viracopos.com

end faq

 

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