Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

Transformação na Logística de Transporte foi tema do terceiro dia da Digital Week

:: :
  • Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 10h56
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 14h18

Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), pesagem dinâmica em alta velocidade e o panorama mundial da transformação digital da logística foram os principais assuntos do evento

LogoNa noite da última quarta-feira (15) foi realizada, em ambiente virtual, a segunda etapa da programação do dia da semana digital do Ministério da Infraestrutura (MInfra), com o painel “Transformação Digital na Logística de Transporte”. O evento contou com a participação de especialistas e autoridades da Pasta e de instituições públicas e privadas e serviu de palco para apresentações e debates sobre temas relacionados à transformação digital e inovação no setor de transportes terrestres.

Mariana Pescatori, diretora de Programa da Secretaria Executiva da Pasta, iniciou o ciclo de apresentações da noite com uma palestra sobre o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e). Em sua explanação, Pescatori falou sobre a estratégia de implementação do DT-e e a motivação para criá-lo. “Existem pesquisas da ANTT que mostram que os caminhões chegam a ficar parados até 6 horas para resolver questões burocráticas e para fiscalização”, destacou. “A proposta do DT-e é trazer uma inteligência maior que aperfeiçoe os trabalhos burocráticos e otimize as fiscalizações com equipamentos que podem ler de forma eficiente os caminhões na rodovia”, completou Pescatori.

O diretor de Departamento de Gestão e Projetos Especiais do MInfra, Guilherme Luiz Bianco, apresentou a palestra “Pesagem Dinâmica”. Na apresentação, Bianco explicou o porquê de se pesar veículos nas rodovias, demonstrou os benefícios da pesagem dinâmica em alta velocidade e falou sobre o contexto atual de pesagem no país. “A pesagem dinâmica em alta velocidade é um pórtico eletrônico que permite pesar os veículos em movimento, sem que haja a necessidade de parar. Esse mecanismo permite a redução de acidentes, aumento de vida útil do pavimento e maior facilidade de monitoramento”, explicou.

Na sequência, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno, deu continuidade ao tema abordado por Bianco com a palestra “Pesagem de veículos em movimento e o papel no Inmetro”. Por fim, Carlo Itani, parceiro associado da área de Suply Chain da empresa britânica Ernst & Young Global Limited (EY), trouxe à tona a palestra “Panorama Mundial da Transformação Digital da Logística”, abordando temas como a janela de oportunidades no país possibilitada pelos avanços em tecnologia e transformação digital no setor de logística.

Ao final do evento, o moderador Arthur Lima, diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), conduziu um momento de perguntas e respostas entre os participantes e os painelistas do evento.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Fim do conteúdo da página