Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

MInfra realiza o primeiro dia de programação da Digital Week

:: :
  • Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 17h16
  • Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 08h53

Evento realizado em ambiente virtual reuniu autoridades e servidores da pasta, além de representantes da sociedade, para discutir temas relacionados à inovação no setor de infraestrutura

Logo

Foi realizado, nesta segunda-feira (13), o primeiro dia de programação da Digital Week MInfra, uma semana de eventos totalmente dedicada a abordar temas relacionados à transformação digital e inovação nos setores de transportes, trânsito e infraestrutura. O encontro, realizado em ambiente virtual, vai acontecer diariamente até o final desta semana. A programação trará diversos assuntos alinhados à temática de transformação digital. A realização da Digital Week é uma ação da Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI). 

50108424208 cc2d42a01f bO secretário-Executivo da Pasta, Marcelo Sampaio, explicou que a semana digital é a exteriorização de todo um esforço que vem sendo realizado pela agenda digital do Ministério para melhorar a prestação de serviços à sociedade. “Nosso principal objetivo é transformar o serviço público por meio da Estratégia de Governança Digital (EGD), sempre de forma integrada, transparente, aberta, eficiente e focada no atendimento ao cidadão”, destacou Sampaio. “Esse é o esforço do MInfra em todas as suas ações, inclusive no andamento da agenda digital”, completou.

A abertura do evento contou com a participação de Paulo Uebel, secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME); José Ricardo Veiga, secretário Especial de Modernização do Estado da Presidência da República; Diogo Costa, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e Caio Mário Paes, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

PAINEL – O primeiro painel de discussão da semana digital teve o tema “Nova EGD e os desafios para aprimorar a Governança Digital”. Fernando Coelho, subsecretário da SGETI, falou sobre a Governança Digital no MInfra alinhado ao Plano Estratégico da Pasta. Além disso, Fernando destacou a digitalização dos serviços prestados à população e os novos rumos dessa transformação. “O alcance de 100% dos serviços digitais é uma marca importante. No entanto, terminada a digitalização dos canais de entrada, nós nos dedicamos agora com maior profundidade na grande transformação de processos, desburocratização, automatização e eliminação de redundâncias”, salientou o subsecretário.

Na sequência, Fernanda Rosa, PhD e pesquisadora na Universidade da Pensilvânia (EUA), trouxe reflexões sob a óptica da academia sobre o tema de Governança Digital, Governança na Internet, transparência, digitalização e inovação. Por fim, Luiz Felipe Salim Monteiro, secretario de Governança Digital do ME, e José Roberto Fernandes, Secretário de Modernização da Administração Federal da Presidência da República, apresentaram e discutiram o programa de transformação digital do Governo Federal e a Estratégia de Governo Digital para 2020/2022 com as oportunidades e os desafios para o Brasil se tornar um país com a presença de governo totalmente digital.

Ao final do evento, a moderadora Bruna Santos, diretora Executiva da Enap, conduziu um momento de perguntas e respostas entre os participantes e os painelistas do evento.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Fim do conteúdo da página