Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INSTITUCIONAL

Podcast “Caminhos do Brasil” trata sobre as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro

:: :
  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 13h47
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 17h16

Programa entrevista diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, e explica os detalhes do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados; texto tramita no Senado Federal

O Ministério da Infraestrutura lança, nesta sexta-feira (03), mais uma edição do podcast “Caminhos do Brasil”. Nesta semana, o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, fala sobre as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovadas pela Câmara dos Deputados. A proposta tem o objetivo de simplificar e desburocratizar processos, reduzir custos, investir em medidas educativas, além de endurecer as normas sobre condutas graves no trânsito. Atualmente, o texto tramita no Senado Federal.

“As medidas promovidas por esse PL trazem modificações não só na questão do endurecimento e do rigor com a legislação e com o cumprimento das normas de trânsito, mas, também, trata de importantes questões relativas ao processo administrativo que é realizado pelos órgãos de trânsito. Confere mais simplificação e menos burocratização. Então, facilita a vida não só do cidadão e do condutor, como, também, dos órgãos que atuam na parte do trânsito”, explicou.

Entre as principais alterações no CTB estão o aumento da validade para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH; alteração nos limites em relação à quantidade de pontos para a perda da habilitação pelos condutores; mudança de sete anos e meio para dez anos da necessidade do uso da cadeirinha para crianças no banco de trás; obrigatoriedade do uso do farol aceso durante o dia em rodovias; liberação do tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores pelos corredores; exigência de avaliação psicológica nos casos em que o condutor se envolver em acidente grave; entre outras.

O podcast “Caminhos do Brasil” é veiculado quinzenalmente e traz entrevistas com representantes dos modais rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário. Também traz destaques de trânsito. Além de uma área específica na página da pasta (www.infraestrutura.gov.br), o programa também está disponível nas plataformas Spotify e Anchor e em todas as redes sociais da pasta.

SOBRE O ENTREVISTADO - Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília (UnB), Frederico Carneiro iniciou sua carreira no setor de trânsito em 2002, quando foi aprovado em concurso público para perito criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, lotado na Seção de Delitos de Trânsito do Instituto de Criminalística, cargo que ocupou até 2015. Em seguida, ingressou na consultoria legislativa da Câmara dos Deputados, na área de Trânsito, Transportes e Desenvolvimento Urbano. É diretor-geral do Denatran desde janeiro deste ano, além de mestre em transportes, com especialidade em segurança no trânsito, pela UnB.

Confira a integra do programa:

Spotify: https://spoti.fi/2SyTlPE

Anchor: https://anchor.fm/caminhos-do-brasil

Apple: https://apple.co/2LMZDY2

FEED RSS (insira este link em seu agregador de podcast): https://anchor.fm/s/1f27e808/podcast/rss

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Assunto(s): PODCAST , CAMINHOS , BRASIL , TRÂNSITO
Fim do conteúdo da página