IMPORTÂNCIA:A prioridade do projeto se caracteriza em promover a logística da região entre as cidades de São Luís/MA e Teresina/PI, interligando a região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, que apresenta crescimento expressivo na produção agrícola principalmente de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do Norte e Nordeste do país, do qual importantes rodovias federais fazem parte. A produção agrícola da região denominada Matopiba, compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. A cultura principal nas principais regiões produtoras do Matopiba concentra-se atualmente na soja, mas outras culturas como milho, arroz e algodão também tem papel importante. A melhoria da logística do transporte terrestre oferecerá facilidades de escoamento da produção agrícola, bem como o uso de outros modais e a viabilização da exportação da produção por meio dos complexos portuários de Itaqui (São Luís/MA), e também do Arco Norte, de Vila do Conde (Belém/PA), sendo um importante corredor logístico para o Centro-Oeste. Um dos grandes diferenciais dos portos citados é a sua localização próxima dos mercados da Europa, América do Norte e do Canal do Panamá, por onde é possível alcançar mais rapidamente os países da Ásia.
Proposições:Inclusão no PND: Trechos: BR-135/MA: trecho Entr. BR-135 (p/ Pedrinhas) – Entr. Itaqui/Bacanga; BR-135/MA: trecho Acesso Aeroporto do Tirirical – Entr. BR-316(B) (Peritoró); e BR-316/MA: trecho Entr. BR-135(B)/MA-020 (Peritoró) – Entr. BR-226(B)/343(A) (Div. MA/PI) (Teresina/Timon);
Estudos
Audiência pública
TCU
3º Trim. 2022
Edital
4º Trim. 2022
Leilão
1º Trim. 2023
Contrato
437,8 km
em estudo
a definir
em estudo
em estudo
em estudo
a definir
a definir
Resolução nº 121, de 10 de junho de 2020.