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Política de Concessões

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portos

Porto de Paranaguá/PR (PAR32)

Arrendamento de terminal de movimentação de carga geral no porto de Paranaguá/PR

Importância: O açúcar brasileiro, obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar, é uma das commodities agrícolas mais consumidas e comercializadas do mundo. Possui um mercado concentrado em poucos e grandes exportadores, entre os quais o Brasil é seu líder mundial na produção e exportação.
Internamente, no ano de 2015 o Porto de Santos deixou de movimentar açúcar ensacado, tornando o Complexo de Paranaguá-Antonina o destino natural da carga.
Com isso, o Porto de Paranaguá é hoje importantíssimo na exportação dessa carga para países que não possuem refinarias ou cujos portos não possuem instalações modernas para recebimento de navios porta-contêineres.

etapa:

Estudos

Audiência pública

TCU

2º Trim. 2021

Edital

3º Trim. 2021

Leilão

4º Trim. 2021

Contrato

UF:

Empregos gerados ao longo do contrato de Arrendamento:

estima-se 602 (diretos, indiretos e efeito-renda)

Área do terminal:

6.651 m²

VOCAÇÃO (TIPO DE CARGA OU PASSAGEIRO)

Carga geral

Investimento estimado:

R$ 3,23milhões

Prazo do contrato:

10 anos.

CAPACIDADE ESTÁTICA:

12.000 t

VALOR DE ARRENDAMENTO VARIÁVEL:

R$ 5,39/t

VALOR DE ARRENDAMENTO MENSAL:

R$ 79,3 mil

TIR:

9,38%

Critério do Leilão:

Maior outorga.

QUALIFICAÇÃO PPI:

Resolução Nº 87, de 19 de novembro de 2019; Decreto nº 10.390, de 05 de junho de 2020.