IMPORTÂNCIA: A principal carga a ser movimentada no terminal é o farelo de soja, que representa 11% do perfil “granel sólido vegetal” do porto e tem destacada importância na balança comercial brasileira, com o país ocupando a segunda posição nas exportações mundiais. Hoje em dia a carga é enviada ao Porto de Santos, de modo que haverá considerável redução nos custos de transporte interno com a alteração para o Porto de Santana, muito mais próximo da região produtora de soja no Brasil, localizada majoritariamente no estado do Mato Grosso. Além dessa redução no transporte interno, há que se considerar também que Santana tem uma vantagem competitiva pela sua proximidade com a Europa, permitindo economia de cinco dias de navegação marítima na comparação com Santos.
23/12/2019
Estudos
02/04/2020
Audiência pública
17/12/2020
TCU
1º Trim. 2021
Edital
2º Trim. 2021
Leilão
3º Trim. 2021
Contrato
estima-se 692 (diretos, indiretos e efeito-renda)
3.186,74. m²
R$ 41,35 milhões
Carga – Granel Vegetal Sólido
21.600 t
25 anos
R$ 1,70/t
9,38%
Maior Outorga.
R$ 20,067 mil
Resolução nº 107, 19/02/2020.