Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2014, 14h42 |
Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h26
(Atualização em 12/04/2013)
Sobre o Programa de Trens Regionais de passageiros, o Ministério dos Transportes esclarece o que segue:
Está em andamento o Plano de Revitalização das Ferrovias e o ministério tem o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Neste programa existe o Projeto Trens Regionais, reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES, nos anos 90.
Nessa retomada foram pré selecionados 14 trechos dentre os 64 trechos originais para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal (EVTESAJ) para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular. Os trechos são:
Estado
Trecho
Quilometragem
SE
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras
40 km
PR
Londrina - Maringá
122 km
RS
Bento Gonçalves - Caxias do Sul
65 km
PE
Recife - Caruaru
139 km
RJ
Campos - Macaé
94 km
MG
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete
149 km
SC
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul
146 km
RS
Pelotas - Rio Grande
52 km
SP
Campinas - Araraquara
192 km
RJ
Santa Cruz - Mangaratiba
49 km
MG
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba
217 km
SP
São Paulo - Itapetininga
199 km
BA
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas
238 km
MA/PI
Codó – Teresina - Altos
205 km
Adicionalmente foi incluído o trecho São Luis – Itapecurú-Mirim, no Estado do Maranhão, que terá também a finalidade de suprir a necessidade de transportes em Bacabeira/MA, onde será instalado o maior complexo industrial da região e haverá uma grande demanda de transportes de trabalhadores.
O Ministério da Infraestrutura finalizou os estudos de viabilidade entre os trechos de Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul, e Londrina a Maringá, no Estado do Paraná.
Foram contratados, no período 2011/2012, estudos para quatro novos trechos: Pelotas – Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas – Feira de Santana, no Estado da Bahia, Teresina/PI – Codó/MA e São Luis – Itapecurú-Mirim, no estado do Maranhão.
Somente os estudos de viabilidade (EVTESAJ) determinarão as melhores soluções técnicas para cada projeto, o que, dentre outras variáveis, indicarão as obras necessárias, uso de linhas e faixas de domínio existentes, adequações, tecnologia do maquinário, velocidade e custos de implantação.
Os estudos, quando concluídos, serão apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los, promovendo as articulações necessárias entre as diversas esferas de governo, a iniciativa privada, as instituições de financiamento e com a agência competente.